Bóra mexer esses corpinhos – Primeira sugestão de atividade física

Pessoal, tenho recebido várias mensagens de gente como a gente, que está tentando emagrecer, ficar feliz e saudável e parar de brigar com a balança e com os exames médicos.

1654466_3881660697922_1713617679_n

Tem muita gente me perguntando, além de dicas de dieta e alimentação, quais os exercícios que eu faço na academia e o que fazer caso a academia ainda seja um objeto mais desejado que o doce Camaro Amarelo.  Sim, pois muitas academias não estão preparadas pra receber um cadeirante. E muitos amigos das rodinhas também estão tímidos demais pra chegar lá, na cara e na coragem, perguntando se pode “puxar uns ferros”.

Já que um dos objetivos do Blog é esse, vamos partir de uma atividade bem simples. Dá pra fazer em casa. Tudo que você vai precisar é: um cabo de vassoura. Não precisa nem comprar, porque todo mundo tem em casa. Conseguir um só será complexo se for hora da faxina. =p

Vamos ao exercício. Um deles foi sugerido pela Tabata, que aprendeu com um educador físico. Outra variação foi sugerida pela nossa amiga Andrea Schutte, cadeirante e educadora física que busca alternativas para si própria ( e que eu vou copiar tudão pra nós, com autorização dela, claro. Afinal, ela também está no nosso projeto “Por Uma Vida Saudável Sobre Rodas”.). Outra opção eu mesma pensei, procurando imagens para ilustrar essa matéria. Na falta de fotos do Google, tive que pagar mico. Também to aqui pra isso. Tentei fazer aquela cara de paisagem das fotos de revista, mas não rolou. Agradecimentos à fotógrafa Mamis, que não gosta nem sabe tirar fotos, mas se esforçou bravamente.

A primeira opção é simples. Basta segurar o cabo de vassoura e girar os braços, como se você estivesse pedalando.

Colagens2

Na segunda opção, você segura o cabo da vassoura e gira o corpo pros lados. (Se você conseguir esticar os braços mais do que eu consigo, melhor!)

Colagens1

Na terceira opção, segura o cabo da vassoura. Levante e abaixe os braços. (PS – to tortinha na foto pq tenho lesão alta e meu lado esquerdo é mais fraco que o direito. Eu costumo “pender pro lado”. Estou trabalhando nisso.)

Blog1

Pra quem não tem apreensão das mãos suficiente para segurar o cabo, você pode tentar colar velcro nas pontas do cabo e na parte interna de uma luvinha (daquelas de academia).

Segundo Andrea, “São exercícios que trabalham bastante a força abdominal (todos os músculos abdominais) e isso ajuda bastante no equilíbrio de tronco. Além de trabalhar outros músculos.” Que músculos? De forma bem simples, ombros, braços e costas.

Não se preocupe com o número de repetições, ou por quanto tempo está fazendo o movimento de pedalar. Talvez seja cansativo nos primeiros dias, mas com o tempo, seu desempenho irá melhorar muito! Não esqueça de beber água (ainda mais nesse calor. Depois virão reclamar que suaram – que inveja de quem transpira –  e ficaram esturricados) e tentar alongar-se após a atividade (peça ajuda se for preciso). Bóra tentar?

11 respostas em “Bóra mexer esses corpinhos – Primeira sugestão de atividade física

  1. Sugestão Abóbora, no momento do exercício é de suma importância ter concentração, pensar no movimento e colocar o cérebro para funcionar, mandando o comando para o nosso corpiccho…
    As vezes ficamos acomodados e sempre que vamos fazer algo (no meu caso, lesão baixa, eu ajudo com as mãos sem fazer esforço nenhum esforço com as pernas, ou pelo menos tentar, mas estou trabalhando nisso…rsrsrs) não nos esforçamos e recorremos a algum auxilio…
    Essa concentração está me ajudando bastante, e creio que pode ajudar vocês também…..
    bjim

  2. Eu ameeei essas dicas, vou colocar em prática amanhã. Eu já faço natação, mais sinto que falta alguma coisa, estou um pouco acima do peso e isso está me deixando triste. Aqui onde eu moro as academias não são muito boas pra cadeirantes, vou ficar de olho aqui no seu blog pra aprender cada dia mais e mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s